REPRESA DE ITUPARARANGA

Represa de Itupararanga


A represa de Itupararanga foi construída pela Light, em 1911. A usina teve seu funcionamento iniciado em 1914. Possui um lago com canal principal de 26 km de extensão e 192 km de margens, em uma área de 936 km². O volume útil estimado é de 286 milhões de m³.

A usina, com potência instalada de 55 MW e produção média anual de 150 Gwh, é utilizada apenas pelas indústrias do Grupo Votorantim, como a Fábrica de Cimento Votoran, em Santa Helena e a Companhia Brasileira de Alumínio - CBA, em Alumínio.

A barragem tem 415 m de comprimento e altura de 38 m, com queda bruta de 206 metros e vazão máxima de 39,12 m³/s. Foi construída no canyon do rio Sorocaba, na Serra de São Francisco. Abastece Ibiúna 100%, Sorocaba 74%, Votorantim 92% e São Roque 32% e outras cidades vizinhas, irriga centenas de propriedades agrícolas nos arredores e é, graças à beleza de sua paisagem e às opções de lazer que oferece, um dos principais polos de atração turística da região. Um patrimônio econômico e ambiental de águas não poluídas, cercadas por trechos de mata também razoavelmente preservados. Para conservar a saúde de Itupararanga e a qualidade de vida das milhares de pessoas que, de alguma forma, estão ligadas à represa e à região, surgiu a S.O.S Itupararanga.