CAPELA DA PENHA

Capela da Penha


A Capela da Penha está situada na Serra de São Francisco, hoje cidade de Votorantim, a 1000 metros acima do nível do mar e a 18 km do centro da cidade de Votorantim/SP, em um lugar com muito verde e paisagens magníficas.

A capela é a mais antiga igreja que permanece edificada na região. Segundo historiadores, foi construída na metade do século XVII, construída em taipa batida sobre jiçara, por padres Jesuítas, em 1650, e financiada por André Domingues Vidigal (família Domingues eram proprietários da Fazenda Penha) com ajuda de escravos a qual chamaram de Penha, seu registro histórico começa em 1724 (ano da primeira reforma).

"Penha", no idioma espanhol significa pedra; daí originou-se o nome da capela, por ser aquele local bastante pedregoso; nesta data referida quando sofreu sua primeira reforma pelos padres Belchior e Bicudo, integrantes das caravanas de exploradores portugueses.

Os documentos pesquisados acrescentam o cuidado que se teve ao reformar os beirais da capela para protegê-la do temível vento do sul que no alto da Serra de São Francisco é fortíssimo.

- Há amplo estacionamento no local.

- O paredão da represa de Itupararangafica fica a 4 km da Capela da Penha e, nas margens da represa, há restaurantes, aluguel de caiaques e passeios de lancha.